segunda-feira, 13 de julho de 2015

Apresentação no 37º Tanabata Matsuri do Bairro da Liberdade (SP)


Nos últimos dias 04 e 05 de julho, no tradicional bairro da Liberdade em São Paulo, aconteceu o 37º Festival das Estrelas, Tanabata Matsuri, que contou um uma multidão de visitantes que apreciaram a culinária japonesa, inúmeras atrações e todo o comércio oriental que o bairro oferece. Apesar do frio e da chuva nos dois dias de evento, a praça da Liberdade ficou pequena para o numero de turistas. Conforme algumas pessoas, levava-se até 30 minutos para atravessar a praça da Liberdade de um lado ao outro, devido ao numero de pessoas concentradas nesta área.  

O festival de Tanabata tem origem numa lenda japonesa. Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi, e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra. Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.

No Brasil, o Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, na praça da Liberdade, em São Paulo, sempre no mês de julho. 

No Tanabata, as ruas do bairro e a praça da Liberdade são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas confeccionado pelos associados da ACAL. Nesses bambus são pendurados os tanzakus, pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos. Cada cor de tanzaku tem um significado que corresponde ao pedido feito nele.

Shows de cantores, taikô, dança folclórica e variedades fazem parte das atrações do Tanabata Matsuri, que é a principal atividade anual do bairro. Entre os grandes nomes que passaram pelo palco do Tanabata estão os cantores do Kizuna Project 2015, como Teddy Shigueyama, Mariana Suzuke, Bruno Maessaka, Ryu Jackson, Ricardo Nakase, entre muitos outros. Houveram apresentações de odori (dança tradicional japonesa), taikô, bandas e muitas outras atrações que entreteram o público que não desistia mesmo com o tempo que castigou nestes dois dias de evento. A animação ficou por conta dos apresentadores Mayumi Takahashi e Elio Fujita que deram um toque especial ao evento! 

"É a festa que celebramos a união de dois deuses nesta data. E isso faz com que eles atendam todos os pedidos das pessoas aqui presentes", disse Carlos Takahashi, diretor do cerimonial.

Quero deixar registrado o meu agradecimento à ACAL pelo convite e parabenizar a Comissão Organizadora do 37º Tanabata Matsuri do Bairro da Liberdade pelo belissimo evento que à cada cresce de forma espantosa. E não poderia esquecer de agradecer ao lindo público pelo grande carinho e pela calorosa recepção neste grandioso evento!





Com a linda Mariana Suzuke!

Com os apresentadores Mayumi Takahashi e Elio Fujita!

Com os dançarinos Marcio Galvão e Eduardo Hashimoto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
Domo Arigatou Gozaimasu!!