terça-feira, 28 de julho de 2015

Participação Especial Festival do Japão de São Paulo com Kizuna Project e Banda Uchiná


Nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2015 aconteceu no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center o 18º Festival do Japão de São Paulo. Com um público estimado de 150.000 pessoas durante os três dias, este grande evento fez parte das comemorações dos 120 anos da amizade Brasil-Japão. Dividido por áreas, o Festival do Japão trouxe diversão para toda a família, com oficinas gratuitas de artes japonesas, exposição de ikebana (arranjos florais), cerimônia do chá, e shows no Palco Principal e Palco Bon Odori, com atrações nacionais e artistas internacionais, com destaque para o grupo Bugaku-za, trazido pela Fundação Japão, e o grupo Igaryuu Ninjya Shudan Ashura, convidado pela Associação Mie Kenjin do Brasil. No Palco Bon Odori, a proposta foi misturar a cultura brasileira e japonesa, mostrando um diálogo artístico entre Brasil e Japão.

Neste ano fui convidado mais uma vez à coordenar o Kizuna Project. Este projeto teve como principal proposta a divulgação de talentos da comunidade nikkey que tem se sobressaído na mídia brasileira. Participaram do projeto os cantores Bruno Maessaka, Ryu Jackson, Teddy Shigueyama, Mariana Suzuke, Karen Taira, Elio Fujita, Ricardo Nakase e Debora Iha. Todos com carreiras distintas e participações especiais em grandes eventos da colônia japonesa do Brasil, interpretaram trechos de grandes sucessos da música japonesa individualmente e em conjunto, cantaram as canções "Ai wa Katsu" e Change The World", ambos com mensagens de força, esperança e amor. Houve apresentação do Kizuna Project no palco principal e no palco Bon Odori. 

Tive também o grande prazer em me apresentar com a Banda Uchiná no palco principal, antecendendo a premiação do Concurso Cosplay. Foi uma emoção incrivel apresentar canções nos estilos enka, j pop, anime e tradicional de Okinawa para um público tão variado. 

Quero deixar registrado o meu grande agradecimento à Rosa Matsushita que confiou em mim para a coordenação do Kizuna Project e também à Comissão Organizadora deste enorme evento que marca todos os anos o calendário de São Paulo com as tradições e costumes do Japão. 

Kizuna Project no Palco Principal


Kizuna Project no Palco Bon Odori

Ricardo Nakase com o grupo Igaryuu Ninjya Shudan Ashura do Japão. 

Com os amigos Renato Rosina e Leo Romero

Com o Flavio da BKC

Com os apresentadores Mayumi Takahashi e Takeshi Nishimura do Palco Bon Odori

Com o Domo, mascote da TV NHK

Publico maravilhoso durante a apresentação da Banda Uchiná

Banda Uchiná e Rosa Matsushita

Com a Akemi Matsuda, embaixadora kawaii do Brasil

Com o Bruno Maessaka, apresentador do Palco principal e cantor integrante do Kizuna Project

Com a vocalista e participante do Kizuna Project Debora Iha

terça-feira, 21 de julho de 2015

Apresentação no Tanabata Matsuri de Santo André


Nos últimos dias 11 e 12 de julho, aconteceu a 11ª edição do festival Tanabata Matsuri, na vila Assunção, em Santo André. 

Milenar no Japão, a festa é organizada na cidade por cerca de 100 voluntários da Sociedade Cultural do ABC Bunka Kyokai. O festival tem o objetivo de manter viva a cultura oriental entre a comunidade nipônica na região, além de apresentar as tradições japonesas aos brasileiros.

Na prática, o festival reescreve a estória do casal de apaixonados num resgate de cultura e tradições orientais com apresentações de músicas, danças típicas e confecção de artigos artesanais. O festival é todo organizado por voluntários, que em sua maioria, com raízes no Japão e a maioria tem mais de 70 anos, que produzem eles mesmos os arranjos do evento.

Localizada na rua Santo André, altura do 661, na sede da Sociedade Cultural ABC Bunka Kyokay, a festividade aconteceu no sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 10h às 18h. Com isso, a rua fica enfeitada com enormes papeis coloridos suspensos. 

Tive a grande honra de participar por mais uma edição neste grande evento do ABC. Á convite de Kazumitsu Morikawa e Dalton Bassi, me apresentei nos dois dias do evento, nos dois palcos que compõe o festival. Além das apresentações musicais, também aconteceram apresentações de dança tradicional, artes marciais e até do dragão chinês que atravessou o evento desejando sorte à todos os presentes. Também tive o grande prazer de encontrar a kawaii Akemi Matsuda, embaixatriz das Lolitas no Brasil que me presenteou com o lenço da 01º Mimi Party que ocorreu na cidade de São Paulo no mês anterior. O destaque ficou pelo grande carinho do publico que me acolheu de uma forma bem calorosa. Quero deixar registrado o meu agradecimento e os meus parabéns à Comissão Organizadora que por mais 1 ano conseguiu aperfeiçoar este bonito evento. 



Com Dalton Bassi. 


Com a Silvana Camargo.





Com a Kawaiii Akemi Matsuda


Com a Celia Stabile.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Apresentação no 37º Tanabata Matsuri do Bairro da Liberdade (SP)


Nos últimos dias 04 e 05 de julho, no tradicional bairro da Liberdade em São Paulo, aconteceu o 37º Festival das Estrelas, Tanabata Matsuri, que contou um uma multidão de visitantes que apreciaram a culinária japonesa, inúmeras atrações e todo o comércio oriental que o bairro oferece. Apesar do frio e da chuva nos dois dias de evento, a praça da Liberdade ficou pequena para o numero de turistas. Conforme algumas pessoas, levava-se até 30 minutos para atravessar a praça da Liberdade de um lado ao outro, devido ao numero de pessoas concentradas nesta área.  

O festival de Tanabata tem origem numa lenda japonesa. Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi, e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra. Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.

No Brasil, o Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, na praça da Liberdade, em São Paulo, sempre no mês de julho. 

No Tanabata, as ruas do bairro e a praça da Liberdade são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas confeccionado pelos associados da ACAL. Nesses bambus são pendurados os tanzakus, pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos. Cada cor de tanzaku tem um significado que corresponde ao pedido feito nele.

Shows de cantores, taikô, dança folclórica e variedades fazem parte das atrações do Tanabata Matsuri, que é a principal atividade anual do bairro. Entre os grandes nomes que passaram pelo palco do Tanabata estão os cantores do Kizuna Project 2015, como Teddy Shigueyama, Mariana Suzuke, Bruno Maessaka, Ryu Jackson, Ricardo Nakase, entre muitos outros. Houveram apresentações de odori (dança tradicional japonesa), taikô, bandas e muitas outras atrações que entreteram o público que não desistia mesmo com o tempo que castigou nestes dois dias de evento. A animação ficou por conta dos apresentadores Mayumi Takahashi e Elio Fujita que deram um toque especial ao evento! 

"É a festa que celebramos a união de dois deuses nesta data. E isso faz com que eles atendam todos os pedidos das pessoas aqui presentes", disse Carlos Takahashi, diretor do cerimonial.

Quero deixar registrado o meu agradecimento à ACAL pelo convite e parabenizar a Comissão Organizadora do 37º Tanabata Matsuri do Bairro da Liberdade pelo belissimo evento que à cada cresce de forma espantosa. E não poderia esquecer de agradecer ao lindo público pelo grande carinho e pela calorosa recepção neste grandioso evento!





Com a linda Mariana Suzuke!

Com os apresentadores Mayumi Takahashi e Elio Fujita!

Com os dançarinos Marcio Galvão e Eduardo Hashimoto!

Momento Poesia!



É engraçado... a vida parece uma montanha russa... tem altos e baixos, tem curvas perigosas, tem adrenalina, tem muitas incertezas no caminho... mas não sei... talvez a vida se pareça mais com uma peça de teatro... muitos atos, muitas cenas, muitos textos decorados, muitos improvisos... mas acho que o pior de tudo é em muitas vezes ter que deixar escondido o que realmente vale a pena... talvez para não se machucar... talvez por medo de estar errado... ou medo de ter acreditado a vida toda em mentiras que os adultos nos contaram... conforme os dias vão passando, a gente descobre que cada máscara nos dá um pouco de tranquilidade, mas ao mesmo temo nos tira um pouco da nossa verdade... tem pessoas que de tanto se esconder atrás de máscaras, hoje não sabe mais qual delas é seu verdadeiro rosto... eu não quero me perder em mil personagens... mas a vida às vezes é irônica... nos obriga à encenar papéis que não combinam com a gente... mas o que nos resta fazer? nos resta pegar a máscara de um sorriso, e vesti-la para deixar os dias mais leves... ou apenas para fingir que este é um sorriso verdadeiro... talvez seja a melhor solução... afinal, é o que vai restar quando as cortinas se fecharem... vai restar apenas as fotos antigas... gastas pelo tempo... assim como as lembranças dos dias coloridos... eu ainda me questiono todos os dias... pra quê? por quê? será que tudo em que acredito não passa de ilusões? chega um momento em que nada parece ter sentido... apenas parece ser obrigações seguir enfrente... seguir sem nenhum rumo.... seguir por seguir... apenas por que a peça não terminou... e você começa à ser apenas coadjuvante... gostaria de ser a estrela principal... mas como todas as estrelas, uma hora ela se esconde e se perde no céu escuro... e passa à ser apenas mais uma na imensidão do céu... talvez esta seja a minha máscara... de dramas à comedia... de suspense à tragédia... talvez romance? acho que não... apenas um monologo em muitas vezes... mas fazer o quê? afinal o show tem que continuar... só queria saber qual scripte seguir... mas acho que só saberei o final da historia, no dia em que eu conseguir desamarrar as máscaras e ver a minha verdadeira face no espelho frio da vida... 

By Rick Akio

sábado, 11 de julho de 2015

Apresentação no 19º Sakura Matsuri da cidade de São Roque(SP)


No dia 04 de julho, tive o prazer de me apresentar em mais uma edição do Sakura Matsuri de São Roque(SP). O Festival das Cerejeiras é realizado pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e aconteceu nos dias 4 e 5 de julho de 2015, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP).

O evento japonês faz parte do Calendário Turístico de São Roque e é realizado numa área com 400 pés de cerejeiras, que já no final do inverno começam a desabrochar as flores. Durante o evento houveram oficinas diversas, exposições, concurso de fotografia, praça de alimentação com comidas japonesas e shows artísticos. Frio e chuva, os principais empecilhos do Festival das Cerejeiras Bunkyos, não deram trégua neste final de semana (dias 4 e 5 de julho). Apesar disso, os organizadores ficaram satisfeitos – calcula-se que aproximadamente 15 mil pessoas estiveram no local e, mesmo enfrentando os transtornos do lamaçal, não deixaram esfriar a animação!

No sábado, dia 4, entre as autoridades, destaque para a visita ilustre do cônsul-geral do Japão, Takahiro Nakamae que chegou acompanhado da família (a consulesa Massako e os dois filhos). Depois de uma volta rápida pelas instalações do Kokushikan (tomando-se cuidado com o lamaçal!), o cônsul-geral Nakamae participou da cerimônia de abertura com os representantes das entidades nipo-brasileiras, incluindo as localizadas na região sudoeste, com o representante do prefeito Daniel de Oliveira Costa, Hamilton Luiz Benedito, o vereador Etelvino Nogueira, entre outros.

Mesmo num local mais compacto em relação ao ano anterior, o show de palco com a apresentação de Jorge Suzuki agradou ao público. Seguindo a tradição dos anos anteriores, tanto no sábado como domingo, a série de apresentações iniciou com a performance do engenheiro de pipas, Ken Yamazato. A cantora japonesa Mieko Tsurusawa foi a convidada especial do Festival. No palco também desfilaram os seguintes cantores nikkeis: Joe Hirata, Ricardo Nagase, Sérgio Tanigawa, Mariana Suzuke e Edson Saito e YES Band.

Na dança, contou-se com a presença do grupo Gold and Silver da Alemanha e Grupo Folclórico Tirol (sapateado), da Áustria. Houve ainda duas apresentações de dança do ventre – Nete Salmah e Sawalef. As alunas da Escola de Ballet Marisa Escher também fizeram suas apresentações.

Retumbantes, três grupos de taiko estiveram no palco: Kien Daiko, Kadama Kai e Ryubu Daiko CCI. Na parte de artes marciais, a demonstração do grupo de Kendo Kukushikan, Associação Ibiunense de Artes Marciais e Muguen (grupo de Karatê do prof. Gilson).

Para movimentar a plateia, foram convidados os integrantes da Alces Risumu Taissô e Kenko Hyogen Taissô.

Apesar do tempo frio e chuvoso, pude presenciar um evento lotado com um publico que me recebeu com muito carinho e energia boas. Quero deixar o meu agradecimento ao Senhor Jorge Suzuki pelo convite e também parabenizar a Comissão organizadora por esse belissimo evento. Quero deixar um agradecimento especial também aos amigos Diego Damasceno e Deborah Marins por ter prestigiado a minha apresentação! Obrigado também pro meu irmão Cezar que me acompanhou na maratona de eventos dos dias 04 e 05 de julho!


Obrigado Diego e Debora pela presença!!



Com o meu irmão Cezar que me acompanhou na maratona de shows dos dias 04 e 05 de julho!

Arigatou Suzuki-san pelo carinho e pela amizade sempre!!